Motoristas de Mato Grosso do Sul com veículos de placas terminadas em 7 e 8 devem ficar atentos: o prazo para pagamento do licenciamento anual vai até o fim de agosto, conforme o calendário divulgado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
A principal novidade deste ano é que a guia de pagamento não será mais enviada pelos Correios. O documento agora deve ser gerado exclusivamente por meios digitais, como o portal Meu Detran e o aplicativo Detran MS, ou ainda de forma presencial nas agências do órgão espalhadas pelo Estado.
O licenciamento é obrigatório para que o veículo possa circular legalmente. Quem for flagrado com o documento vencido está sujeito a uma multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até a remoção do veículo ao pátio. Para emitir a guia, é necessário que o IPVA esteja quitado — incluindo as parcelas, para quem optou pelo pagamento parcelado.
Guia digital e modernização do atendimento
A digitalização do processo faz parte de uma transição que será concluída até 2026, com foco na economia de papel e maior agilidade no atendimento. De acordo com o Detran, menos de 10% das guias enviadas pelos Correios eram efetivamente pagas, enquanto mais da metade das quitações já ocorrem pela internet.
A mudança também segue as diretrizes dos programas Estado Verde, que visa reduzir o impacto ambiental dos serviços públicos, e Estado Digital, voltado à modernização e eficiência do atendimento ao cidadão.
Onde emitir a guia de licenciamento:
- Portal: www.meudetran.ms.gov.br
- Aplicativo: Detran MS (disponível para Android e iOS)
- WhatsApp da Glória, agente virtual: (67) 3368-0500
- Presencialmente: nas agências do Detran em todo o Estado
Calendário segue em setembro e outubro
O Detran-MS lembra que o calendário continua com o vencimento das placas de final 9 em setembro e 0 em outubro. O prazo para veículos com placa final 3, cujo envio da guia apresentou problemas em maio, foi prorrogado para setembro.
Para evitar transtornos, a recomendação é que os proprietários verifiquem antecipadamente a situação do veículo e regularizem a documentação dentro do prazo.
Fonte: EnfoqueMS