“Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33).
O Senhor Jesus mandou olhar, vigiar e orar sempre, pois, ninguém sabe o dia em que Ele há de vir buscar sua igreja. A vinda de Jesus para levar os cristãos para o céu, será de súbito, como o ladrão ataca repentinamente e assalta. Ninguém espera, de repente, acontece: “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa” (Mt 24.43).
A necessidade de estar atento, olhando, vigiando e orando, é para estarmos prontos, preparados para sermos levados pelo Senhor no dia e hora em que vier: “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão” (1ªTs 5.1-3).
A igreja será raptada de repente! Os não cristãos, não esperam Cristo vir, e serão surpreendidos: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação” (1ªTs 5.4-8).
As pessoas que creem em Cristo, devem se arrepender: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2ªPe 3.9-13).
A vinda repentina de Jesus é para livrar os cristãos da ira de Deus que vai ser derramada sobre os que não se arrependerem; pessoas que rejeitaram o Salvador: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10).
Creia e se arrependa para ser livrado da ira de Deus: “Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33). “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13). “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42). “Portanto, estai vos também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40).