A Prefeitura de Itaquiraí, representada pelos secretários, Fábio Lorenci (Meio Ambiente) e Jeffinho (Agricultura), estiveram ontem, quarta-feira (21), em audiência na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), em Campo Grande, para tratar de medidas de combate às queimadas e preservação ambiental, especialmente nos assentamentos do município.
A iniciativa atendeu também as solicitações de produtores rurais, preocupados com os focos de incêndio registrados em 2024. Durante o encontro, foram discutidas propostas para mitigar os impactos das queimadas, como a viabilidade para criação de brigadas de incêndio comunitárias e a elaboração de um projeto de conscientização voltado à preservação da fauna, flora e restauração de áreas degradadas.
Outro ponto relevante abordado foi o estudo de parcerias com a UEMS, UFMS e Itaipu, INCRA e Secretaria de Meio Ambiente do Estado, para a criação da Reserva Legal Peroba Rosa, que visa à proteção de áreas nativas e ao equilíbrio ecológico na região rural de Itaquiraí.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades e representantes de órgãos ambientais e da agricultura, entre eles: Maria Bueno, vereadora, Humberto Mello, secretário executivo da AGRAER, Márcia Brambila, técnica da Agricultura Familiar da AGRAER, Ana Cristina Trevelin, secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente de MS e Djalvan Schneider e Paulo Doe, representantes dos produtores.
A Prefeitura de Itaquiraí, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, segue comprometida com ações sustentáveis e com o diálogo permanente junto às instituições e aos pequenos produtores, buscando soluções eficazes para os desafios ambientais enfrentados no município.
Fonte: Assessoria da Prefeitura