O avanço das doenças respiratórias tem preocupado autoridades de saúde em todo o Brasil, e o Cone Sul de Mato Grosso do Sul não é exceção. Municípios da região registraram, nas últimas semanas, óbitos causados por vírus respiratórios, como Influenza e Rinovírus (gripe comum), que podem evoluir para quadros graves, especialmente entre pessoas idosas e com comorbidades.
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), já são cinco mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmadas nos municípios do Cone Sul:
Mundo Novo – 2 óbitos
Caarapó – 1 óbito
Aral Moreira – 1 óbito
Amambai – 1 óbito
Além dos casos de internação, há um número muito maior de pessoas com sintomas gripais, o que reforça a circulação ativa de vírus como o Influenza A, mesmo que muitos desses casos não entrem nos boletins oficiais, pois só são notificados quando evoluem para internações.
Até o dia 19 de abril, o Mato Grosso do Sul registrou 135 óbitos por SRAG e 27 mortes causadas especificamente pelo vírus Influenza, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Situação é crítica também em outros estados
A preocupação com o avanço das síndromes respiratórias é nacional. Um exemplo disso é Florianópolis (SC), onde o prefeito Topázio Silveira Neto decretou situação de emergência em saúde pública. O motivo foi o aumento expressivo das internações em UTIs neonatais, pediátricas e adultas, além da ocupação de 100% dos leitos hospitalares da capital e região.
O decreto, com validade de 180 dias, autoriza a contratação emergencial de profissionais, ampliação de carga horária e dispensa de licitação para garantir o atendimento à população. A superlotação nos centros de atendimento representa um elevado risco sanitário, segundo a prefeitura.
Campanhas de vacinação seguem no Cone Sul
Para conter o avanço dos casos, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul e os municípios da região estão reforçando a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) e a Covid-19.
Em Amambai, acontece neste sábado (10/05) o Dia D de Vacinação, com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 16h.
Em Paranhos, além de já ter promovido o Dia D em abril, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu os horários de atendimento em duas Unidades de Saúde — USF Vila Nova e USF Centro — para reforçar a imunização da população. Confira a programação:
Vacinação com horário estendido em Paranhos – MS
30/04/2025 – das 7h às 11h e das 13h às 19h30
28/05/2025 – das 7h às 11h e das 13h às 19h30
29/05/2025 – das 7h às 12h e das 13h às 19h30
30/05/2025 – das 7h às 11h e das 13h às 19h30
Vacinas disponíveis:
- Influenza (para grupos prioritários)
- Covid-19
- Atualização da caderneta de vacinação
Leve CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Quem pode se vacinar contra a gripe?
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, povos indígenas e quilombolas, forças de segurança, caminhoneiros, pessoas com comorbidades ou deficiência, população privada de liberdade, entre outros.
Além da vacina, os cuidados continuam sendo fundamentais:
- Lavar as mãos com frequência
- Usar máscara em caso de sintomas gripais
- Evitar aglomerações e locais fechados
- Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar
- Utilizar álcool em gel
Fonte: A.N./Grupo A Gazeta