2009-02-18 18:30:00
A Matrícula Digital, ampliada este ano pelo governo do Estado, possibilitou o ingresso de 142.261 estudantes na Rede Estadual de Ensino
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação, apenas
Ainda assim, existem vagas para alunos que queiram se matricular na Capital e nos demais municípios atendidos pela Matrícula Digital. Apenas nas escolas mais tradicionais, como Joaquim Murtinho, José Maria Hugo Rodrigues, Severino de Queirós, Rui Barbosa, São Francisco e São José, as vagas foram totalmente preenchidas em função da grande demanda.
A Matrícula Digital também auxiliou a Secretaria de Educação no remanejamento de turmas. Na escola Irmã Bartira, no Arnaldo Estevão de Figueiredo, as turmas eram pequenas, assim como a procura por vagas. As séries passaram a ser oferecidas apenas no turno matutino e parte dos alunos remanejada para a escola Carlos Henrique Schrader no Jardim Flamboyant.
Em outras instituições ocorreu o contrário. O Joaquim Murtinho, que em 2007 tinha 2300 alunos atende atualmente mais de três mil este ano. A grande demanda é resultado da qualidade do ensino. O colégio foi avaliado pelo Fantástico como a melhor escola pública de 2007. Além disso, o fácil acesso e a localização central atraem os estudantes.
O programa – Implantado em 2007 para atender os alunos de Campo Grande e Dourados, este ano o Matrícula Digital foi estendido a outros oito municípios. Atualmente atende 45% do total de alunos da Rede Estadual. A perspectiva da SED é de, em 2010, abranger 80% dos municípios de Mato Grosso do Sul com a matrícula digital.











