2009-02-13 14:20:00
Sérgio da Luz
A maior competição de vôlei da região sul do estado, a Copa Cone Sul de Vôlei, começa neste mês, com a participação recorde de equipes, vinte ao todo, defendendo 11 cidades.
Em Paranhos, no dia 10, representantes das equipes participaram do Congresso Técnico da competição, definindo a forma da mesma. A reunião aconteceu nas dependências da Câmara Municipal.
As equipes foram divididas em três chaves (A, B e C). Amambai, atual campeã – naipe feminino -, está na chave “A” com Ponta Porã e Laguna Caarapã. Nesta chave, as três equipes entrarão com equipes nas duas categorias, masculino e feminino.
Já a chave “B”, contará com Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Iguatemi. As cidades de Sete Quedas e Tacuru não contam com equipes no feminino.
A chave “C” corresponde às cidades de Eldorado, Naviraí, Mundo Novo e Eldorado. Todas as cidades desta chave contam com equipes em ambas as categorias.
As duas melhores equipes, de cada grupo, nas duas categorias, se classificam para a próxima fase. Na segunda fase, as equipes se enfrentam em mata-mata; as vencedoras, e a equipe com o melhor índice técnico fazem as semifinais, e sem seguida os vencedores se enfrentam na final. As equipes campeãs conquistam vaga para os Jogos Abertos do Mato Grosso do Sul.
O início dos jogos está marcado para o dia 14. O grupo “A” joga na cidade de Laguna Caarapã, o grupo “B” em Paranhos e o grupo “C” na cidade de Eldorado.
A competição tem a coordenação da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer de Paranhos.
Curiosidade – Paranhos nunca venceu uma edição da Copa Cone Sul de Voleibol, seja no masculino ou feminino, tampouco disputou uma final.
A equipe feminina de Amambai é considerada “o bicho papão” da competição, uma vez que venceu as quatro edições da Copa disputadas até aqui. Após uma hegemonia de seis conquistas, a equipe feminina de Amambai perdeu por 3 x 1, para Mundo Novo, que saiu como campeã da Copa Cone Sul do ano passado. Na terceira colocação ficou Itaquiraí, que derrotou Paranhos na disputa de terceiro e quarto.
Em cinco edições da Copa, a equipe feminina de Mundo Novo esteve em quatro finais.
Repetindo o feito de 2004 e
Nas últimas cinco edições, no masculino, apenas quatro cidades fizeram finais: Amambai (campeã em 2001 e vice em 2002); Mundo Novo (campeã em 2002 e vice em 2004); Naviraí (tricampeã – 2004, 2005 e 2008) e Sete Quedas (vice-campeã em 2001, 2004 e 2008).











