26.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026

Prefeitura começa 2009 com várias obras em Paranhos

2009-02-10 07:00:00

Vilson Nascimento

Como vem ocorrendo regularmente nos últimos anos, a Prefeitura de Paranhos iniciou o ano de 2009, o primeiro após a reeleição do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB) com várias obras em andamento.

São investimentos nas áreas de moradia com construções de casas populares, saúde com reformas no Hospital Municipal e construção da CASAI, educação com construção de sala de aula e infra-estrutura urbana, com a implantação de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica na região central da cidade.

Área de habitação

Na área de habitação a Prefeitura local, que nos últimos quatro anos entregou mais de 150 casas para famílias de baixa renda do município e no final do ano passado (2008) em parceria com os governos do Estado e Federal havia feito a entrega de 28 residências no Conjunto Residencial Horizonte, está concluindo mais 28 casas.

As residências, avaliadas em R$ 350 mil reais e situadas na antiga “Área Industrial”, próxima a divisa com o Paraguai, estão sendo construídas através do PSH (Programa de Subsidio a Habitação de Interesse Social), em uma tríplice aliança entre o Governo Federal, o Governo do Estado em Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Paranhos, que além de doar os terrenos para a construção dos imóveis, entrou com uma contra partida de R$ 3 mil reais por cada casa construída, um investimento de R$ 84 mil reais.
Investimento na saúde

Outra obra iniciada no começo desse ano em Paranhos que já está em pleno andamento é a troca do piso e a pintura no Hospital Municipal local.

No hospital, que também atende casos de urgência e emergência da cidade paraguaia de Ypêjhú que faz divisa com Paranhos no Brasil, o piso, antes de paviflex, está sendo substituído por granilite.

Segundo o secretário de administração do município, Claudinei Orgado, está sendo implantado 658 metros quadrados de piso na unidade de saúde que também está recebendo implantação de nova pintura, visando melhorar o aspecto visual, a higiene, oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da área de saúde que atuam no hospital e principalmente oferecer conforto para a população.

Casa de Apoio à Saúde Indígena

Outra obra relacionada a área de saúde, que teve inicio no final do ano passado e já está em fase de conclusão em Paranhos é a CASAI (Casa de Apoio a Saúde Indígena).

A obra, construída através de uma parceria entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) que entrou com R$ 50 mil reais e a Prefeitura de Paranhos, que entrou com a maior parte do recurso, R$ 51,7 mil reais, visa oferecer um local de apoio aos indígenas que residem nas aldeias do município e necessitam realizar tratamento de saúde na cidade.

“A Casa de Apoio visará oferecer um ambiente adequado para abrigar os pacientes indígenas residente nas aldeias de Paranhos que necessitarem permanecer por um determinado tempo na cidade para realizar tratamento de saúde ou acompanhamento médico”, informou o secretário de governo da Prefeitura de Paranhos, Antônio Dantas, o “Toninho” ao relatar, também, que para a construção da CASAI a Prefeitura precisou realizar a aquisição do terreno onde o prédio foi construído.

Área de educação

Na área de educação a Prefeitura, através de aplicação de recursos próprios, está construindo mais uma sala de aula de 72 metros quadrados na escola da Aldeia Sete Serro, que é administrada pela rede municipal de ensino em Paranhos.

“Além da sala de aula, que vai oferecer mais vagas e atender o aumento na demanda, estamos implantando uma varanda para oferecer abrigo e consequentemente mais conforto aos alunos e professores”, informou o secretário de administração do município, Claudinei Orgado.

Drenagem e pavimentação

O investimento em infra-estrutura urbana também é uma preocupação constante da atual administração municipal em Paranhos.

Dentro da filosofia de melhorar o aspecto visual da cidade e principalmente melhorar a qualidade de vida da população, no mês passado o prefeito Dirceu Bettoni determinou o inicio de mais duas importantes obras para a população do município, a implantação de 650 metros de galerias de águas pluviais (drenagem) e a implantação de 6.500 metros quadrados de asfalto.

A obra, que já está em andamento, visa pavimentar entorno da Igreja Católica, da Creche Mamãe Antônia e da Escola Municipal Ivo Ilmo Washmmam, no centro da cidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete