Na data do dia 19 de fevereiro de 2025, os Veteranos de 32 – M.MDC, que é o acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, que culminou no levante denominado como Revolução Constitucionalista, eclodido em 9 de julho daquele ano. As iniciais representam os nomes dos manifestantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo estiveram no Templo Maçônico da Centenária Grã-Benemérita ARLS Oriente Maracaju n° 1 em Campo Grande no Mato Grosso do Sul para o evento comemorativo aos 93 anos do movimento constitucionalista em Mato Grosso do Sul.
A Loja Maçônica Oriente Maracaju, em Campo Grande-MS, foi tombada por sua importância cultural. A Loja Maçônica Oriente de Maracaju foi construída entre 1923 e 1924, mas entre 1932 e 1933 abrigou a sede revolucionária do Estado de Maracaju, liderado por Vespasiano Martins. Isso durante a Revolução Constitucionalista de 1932 que ocorreu no sul de Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul que visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas. Entretanto, o engajamento já demonstrava o desejo separatista por parte dos habitantes de Campo Grande.
Em 1932 este imóvel foi histórico, pois neste local abrigou o governo separatista,
“o Estado de Maracaju foi uma federação criada sem autorização da União na época da Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada em São Paulo, contra o governo de Getúlio Vargas, configurando o primeiro movimento de pretensões separatistas em relação ao governo de Cuiabá-MT”.
Em parceria com a Centenária Grã-Benemérita ARLS Oriente Maracaju n° 1, Academia Feminina de Letras de MS, Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz. O presidente do M.MDC, Dr. Carlos Romagnoli e Rodrigo Gutenberg fizeram uma palestra sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e personalidades foram condecoradas.
Esta é umas das missões que está sendo desempenhadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Pois, Mato Grosso do Sul faz parte desta História.

Fonte: Assessoria





