25 C
Amambai
domingo, 18 de janeiro de 2026

Preciso treinar para tomar whey protein? Entenda como usar o suplemento

Whey protein é o principal suplemento utilizado para promover hipertrofia muscular; saiba a forma correta de consumi-lo

O whey protein é um suplemento composto por uma proteína retirada do soro do leite, sendo uma excelente fonte de nutrientes para aqueles que praticam musculação ou qualquer outro esporte. Além de ser uma poderosa fonte proteica, ele também é facilmente absorvido pelo organismo, garantindo resultados mais satisfatórios para aqueles que almejam a hipertrofia muscular.

Hoje ele é vendido em três categorias diferentes. A primeira é a concentrada, que equilibra a proteína com outros componentes como lactose e gorduras, garantindo uma alternativa mais acessível em preços. Depois, temos a isolada, que oferece um teor proteico acima de 90%. Por último, vem a hidrolisada, que seria um produto mais direcionado para pessoas que sofrem de má digestão ou são intolerantes à lactose.

Além de intensificar o ganho de massa muscular, o whey também melhora o processo de recuperação muscular após as atividades físicas e potencializa o desempenho do atleta, garantindo mais força para realizar treinos de alta intensidade. Paralelamente, ele também funciona como suplemento nutricional, complementando a carga proteica fornecida pela dieta do indivíduo.

Para quem é indicado?

As funções do whey estão totalmente direcionadas para pessoas que praticam atividades físicas, então não existe propósito em consumir o suplemento quando não se leva uma vida fisicamente ativa. Além de não promover o efeito desejado, o excesso de proteínas no organismo pode causar algumas complicações.

Para começar, o whey não é composto somente de proteínas, também trazendo uma parcela de carboidratos e gorduras; dessa forma, fazer uso do suplemento sem praticar exercícios pode levar ao sobrepeso. O acúmulo proteico também pode ser prejudicial para os rins, que podem não conseguir filtrar os excessos adequadamente, levando a formação de cálculos.

Vale ressaltar que não é apenas a falta de exercícios físicos que pode causar esse excesso. Até mesmo uma pessoa que treina regularmente está sujeita a esse risco, caso não use o suplemento adequadamente. Existem quantidades adequadas para o consumo, de acordo com o peso do indivíduo e seus objetivos pessoais. Somente um profissional de nutrição pode indicar um limite saudável, de acordo com a situação de cada um.

Existem vários jeitos de consumir o whey e, no geral, não existem malefícios em aplicá-lo em receitas ou ingerir em diferentes horários do dia. A única restrição é referente aos exercícios físicos, que são obrigatórios para aqueles que desejam tirar proveito dos seus benefícios.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de janeiro de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete