2009-01-23 15:12:00
O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Beto Pereira (PMDB), marcou para dia 27 (próxima terça-feira) a assembléia-geral que irá debater os problemas que mais afetam as prefeituras, sobretudo a renovação do convênio com o governo estadual para custeio do transporte escolar.
Prefeito de Terenos, Beto Pereira tem pressa em discutir o tema devido à proximidade do início do ano letivo, marcado para o dia 9 de fevereiro.
Durante o encontro, os prefeitos vão tentar chegar a um acordo quanto aos novos valores da “per capita” (custo por aluno) a serem reivindicados junto ao governo do Estado.
No ano passado, o Estado desembolsou R$ 20.904.300 milhões para as prefeituras transportarem os alunos da Rede Estadual de Ensino, isso incluindo uma “per capita” de R$ 60, para as chamadas linhas mistas – aquelas em que estudantes das redes estadual e municipal vão juntos à escola no mesmo ônibus – e R$ 90, para as linhas puras.
De acordo com a Assomasul, os prefeitos vão lutar por valores que dêem condições de custear o transporte de alunos da rede estadual, uma vez que a maioria das prefeituras não dispõe de caixa suficiente para cobrir as despesas utilizando os mesmos recursos repassados pela Secretaria de Estado de Educação em 2008.
A crise econômica internacional, com reflexo negativo nas finanças públicas, também agravou a situação das prefeituras.
Mesmo admitindo que a questão do transporte escolar é um dos maiores problemas enfrentados ano a ano pelos municípios, Beto Pereira prefere não emitir uma posição, deixando que os prefeitos cheguem a um acordo durante a assembléia-geral em relação aos novos valores a serem reivindicados do governo.
A assembléia-geral dos prefeitos acontece a partir das 10h, na sede da Assomasul.










