15.4 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026

André quer mais parceria da Funai para atendimento a índios

2009-01-23 14:20:00

Executando praticamente toda a assistência e apoio produtivo às comunidades indígenas do Estado desde o ano passado, o governo vai buscar parceria da Funai. O governador André Puccinelli deve se reunir na próxima semana com o novo administrador regional da fundação, para tratar de ações que precisam de participação do órgão federal.

O governador disse hoje que pretende retomar entendimentos já feitos com a antiga administração, como a necessidade de abertura de estradas. “Estamos construindo sete escolas, distribuindo cestas, oferecendo bolsas [de estudo universitário], ensinando a cooperativarem-se, comprando máquinas”, citou, para exemplificar iniciativas que o governo do Estado assumiu em favor das diversas etnias. 

Somente no Programa Aldeia Produtiva, cerca de R$ 16 milhões foram aplicados na compra de maquinário para patrulhas mecanizadas.  A distribuição mensal de alimentos garante 15 mil cestas com sete quilos de produtos a famílias indígenas. 

André avalia que é preciso definir atendimento como os de saúde, e também infraestrutura nas comunidades, especialmente porque ainda estão em discussão possíveis novas demarcações. “Eles [a Funai] querem novas aldeias, mas é preciso discutir quem vai levar posto de saúde, vacina; quem vai construir poços”, exemplifica o chefe do executivo estadual.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de junho de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete