2009-01-22 21:12:00
Os prefeitos de Mato Grosso do Sul se reunirão na próxima terça-feira (27) para debaterem a renovação do convênio com o governo estadual para custeio do transporte escolar. A reunião foi convocada pelo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Durante a reunião, com início previsto para às 10h, os prefeitos vão tentar chegar a um acordo quanto aos novos valores da “per capita” (custo por aluno) a serem reivindicados do governo do Estado.
No ano passado, o Estado desembolsou R$ 20.904. 300 milhões para as prefeituras transportarem os alunos da Rede Estadual de Ensino, isso incluindo uma “per capita” de R$ 60 para as chamadas linhas mistas – aquelas em que estudantes das redes estadual e municipais vão juntos à escola no mesmo ônibus – e R$ 90 para as linhas puras.
A situação do transporte escolar rural é precária. Em Mato Grosso do Sul, cidades como Camapuã, Amambai, Ribas do Rio Pardo, apenas como um dos exemplos, os ônibus percorrem diariamente uma área extensa para transportar os alunos do Estado e dos municípios para a sala de aula, o que eleva o custo, principalmente devido à manutenção da frota de veículos.












