2009-01-17 10:44:00
O governo do Estado elaborou plano estratégico, envolvendo as secretarias de Obras e de Educação, que vai revolucionar a estrutura física da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso Sul. A execução dos projetos foi iniciada no segundo semestre de 2008, envolvendo reforma, ampliação e construção de escolas, e será intensificada a partir desse ano. "Nossa meta é fazer do ensino do Estado uma referência nacional", destaca o governador André Puccinelli.
Envolvendo construção e ampliação de escolas, serão 139 novas salas de aula, o equivalente a mais de 11 unidades escolares, com capacidade para atender cerca de 15 mil alunos, considerando os três turnos. Todas obras estão sendo realizadas em regiões mapeadas pela Secretaria Estadual de Educação, onde há maior demanda pelas vagas oferecidas.
Conforme esse plano estratégico, o governador André Puccinelli informou que nessa primeira etapa, das 367 escolas existentes no Estado, 103 estão incluídas em projetos, visando melhorar sua estrutura física. Desse total, em 35 escolas as obras já tiveram início e nas outras 68, o governo inicia processo licitatório, após ter garantido recursos junto ao Ministério de Educação.
Além disso, estão em construção 8 escolas, sendo uma no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã e outras 7 em aldeias indígenas, situadas nos municípios de Aquidauana, Miranda, Nioaque, Dourados e Amambai. Esse ano, serão construídas as três primeiras escolas pela atual administração na área urbana, beneficiando os municípios de Sidrolândia, Naviraí e Nova Andradina (Casa Verde), representando investimento de R$ 6,9 milhões.
Recursos próprios
Neste ano, o Estado conseguiu R$ 31,4 milhões para melhorar e ampliar a estrutura física das escolas estaduais. Desse valor, 14,7 milhões serão usados para a reforma de 65 escolas, localizadas em 35 municípios.
Como esses recursos foram locados para viabilizar reparos parciais em cada unidade, o governador autorizou um investimento adicional, utilizando recursos próprios, no valor de R$ 17,1 milhões. Com esse montante, a secretária de Educação Maria Nilene Badeca esclareceu que será possível dar "cara nova" a essas escolas, reparando toda a estrutura dos prédios, criando ambiente ideal e agradável para um ensino de qualidade, beneficiando alunos e professores.
Os outros R$ 16,6 milhões que serão repassados pelo Governo Federal vão ser utilizados nas 3 novas escolas, situadas em zona urbana e rural, na ampliação de 10 escolas e na construção de 11 bibliotecas e 10 salas de tecnologia (laboratório de informática). Essa verba também irá ser aplicada no Programa de Metas de Ação Continuada, Expansão do Projeto Além das Palavras, Ensino Médio Integrado à Educação e na aquisição de mobiliários e computadores










