2008-12-09 14:19:00
Faltam 22 dias para o fim do ano e, seguindo orientações do Ministério da Saúde, os municípios sul-mato-grossenses que ainda não alcançaram a meta de vacinação contra a Rubéola continuam executando a tarefa de sensibilizar as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos para se imunizar contra a doença.
O Estado, juntamente com outras 16 unidades da Federação, ainda não conseguiu atingir a meta de vacinar 95% do público alvo da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.
A campanha terminou no dia 30 de novembro, mas, até agora, o índice de imunizados em Mato Grosso do Sul está em 92,25% – o que corresponde a 718.072 dos 778.359 sul-mato-grossenses que já tomaram a vacina.
Em âmbito nacional, até o momento, apenas os estados de Roraima (101,23%), Maranhão (97,51%), Acre (97,30%), Santa Catarina (97,05%), Sergipe (96,16%), Pernambuco (95,76%), Ceará (95,36%), Alagoas (95,14%), Espírito Santo (95,11%) e Minas Gerais (95,05%) conseguiram o objetivo.
Dos 78 municípios do Estado, 56 já atingiram 95% ou mais de cobertura vacinal. Confira a relação daqueles que devem continuar com os trabalhos para também obterem sucesso na campanha:
Amambai – 94,41%
Antonio João – 85,02%
Aquidauana – 73,39%
Aral Moreira – 83,31%
Bandeirantes – 80,75%
Bodoquena – 89,97%
Campo Grande – 85,97%
Dourados – 87,25%
Figueirão – 82,21%
Glória de Dourados – 89,58%
Guia Lopes da Laguna – 72,60%
Iguatemi – 91,90%
Inocência – 93,84%
Jaraguari – 68,92%
Ladário – 73,65%
Miranda – 76,41%
Nioaque – 74,27%
Ribas do Rio Pardo – 92,65%
Rio Negro – 82,73%
Rochedo – 90,95%
Selvíria – 88,33%
Terenos – 60,19%
A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.












