15.7 C
Amambai
quarta-feira, 27 de maio de 2026

PMA faz apresentação de animais taxidermizados

2008-09-13 10:09:00

Suzana Machado
 
Promover a consciência ambiental e levar informação ao público amambaiense, esse é o objetivo da exposição que a Polícia Militar Ambiental (PMA), de Dourados, realizará de 17 a 21 de setembro no Ginásio Flavio Derzi, em Amambai.
A exposição será com animais taxidermizados (empalhados). Em geral são animais encontrados mortos em rodovias pelos próprios policiais ou por outras pessoas que acabam acionando a PMA, que taxidermiza (empalha) os animais na sede mesmo, em Dourados.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será montado um labirinto dentro do Ginásio, onde ficarão expostos os animais pertencentes a várias espécies. Antes de entrarem no labirinto os visitantes assistirão a uma palestra, ministrada pelo grupo de educação ambiental da PMA. Com o tema “Queimadas e Desmatamento”, o grupo também realizara mais três palestras – duas em escolas no período noturno e uma para a comunidade indígena, na Aldeia Amambai.

As visitas estarão abertas à comunidade no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, durante todos os dias da exposição.
 

Taxidermia – Otermo que em Gregosiginifica "dar forma à pele", é a arte de montar ou reproduzir animaispara exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais

É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionistas, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete