34.8 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ex-colegas de Câmara destacam atuação de Rosa Maria

2008-09-04 19:21:00

Vilson Nascimento

Morreu no final da tarde dessa quarta-feira (3) em Curitiba no Paraná onde estava internada à cerca de 60 dias após passar por uma cirurgia cardíaca, a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Amambai, Rosa Maria Osorski de 49 anos.

O corpo da professora e ex-vereadora que mesmo com problemas de saúde continuava lutando e disputava uma cadeira no Legislativo Municipal em Amambai pelo Partido Progressista (PP) nas eleições municipais desse ano, foi transladado para Santa Izabel do Oeste no Paraná, cidade situada a cerca de 500 quilômetros de Amambai, onde reside grande parte de seus familiares e sepultado no cemitério local no final da tarde dessa quinta.

Rosa Maria exerceu o cargo de vereadora em Amambai entre os anos de 1997 e 2004, ano que deixou a vereança para concorrer ao cargo de vice-prefeita juntamente com José Aparecido Aguiar.

A ex-vereadora, que juntamente com outra professora, Loreni Giordane Fioramonte, foi a segunda mulher a ocupar o cargo de vereadora na história política de Amambai, gozava de grande prestígio junto a classe política do município e do Estado em Mato Grosso do Sul.

Segundo o advogado Antônio Elias de Albuquerque Maciel, a mais de 30 anos outra mulher, por coincidência também chamada Rosa Maria, porém com o sobrenome "Sousek" teria sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal em Amambai.

Ex-companheiros de parlamento lamentam a perda

Procurados pela reportagem que atuaram ao lado de Rosa Maria Osorski na Câmara de Amambai durante seus dois mandatos como vereadora (de 1997 a 2004) apontaram a morte da ex-vereadora como uma grande perda para a política de Amambai e destacaram o perfil de Rosa Maria.

“Ela representou muito bem as mulheres na política. Quando em gozo de seu mandato frente à Câmara de Amambai era uma vereadora atuante e tinha uma característica muito importante, tudo para ela tinha início meio e fim, quando se predestinava a uma determinada ação não parava até que seu objetivo fosse alcançado. Era extremamente hábil e uma guerreira”, disse José Aparecido Aguiar que entre 2000 e 2004 foi vereador ao lado de Rosa Maria na Câmara de Amambai e em 2004, quando disputou as eleições municipais como candidato a prefeito em Amambai, teve a então vereadora, Rosa Maria como sua candidata a vice.

“Foi uma vereadora muito atuante. Como política, tive grande admiração pelo seu trabalho que foi de grande valia para a sociedade de Amambai”, disse o atual vice-prefeito de Amambai, José Luiz Cavalheiro Tobias, que por dois mandatos consecutivos, exerceu o cargo de vereador tendo Rosa Maria como companheira de trabalho no Poder Legislativo Municipal em Amambai.

“Era uma excelente pessoa. Perdi uma amiga. Na área política era uma batalhadora, sempre atuando em ações sociais, em prol dos menos favorecidos. Foi fundadora da União dos Deficientes Físicos de Amambai (Unifican) e do Clube Anos Dourados que beneficia pessoas da melhor idade em Amambai e quando vereadora sempre procurou trabalhar em prol das pessoas mais necessitadas”, relatou Robertino Dias que também exerceu, por dois mandatos, o cargo de vereador ao lado de Rosa Maria Osorski na Câmara de Amambai.

“Amambai perdeu muito. Como política Rosa Maria ajudou no processo de transformação que Amambai passou de 1997 para cá. Foi uma vereadora atuante que ajudou a resgatar a credibilidade do Poder Legislativo em Amambai. Ela tem um grande trabalho prestado em prol do município e da população amambaiense e tenho certeza que faria mais ainda”, disse Luiz Henrique de Almeida Bruno, empresário em Naviraí e também vereador por dois mandatos ao lado de Rosa Maria na Câmara de Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete