26.1 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Editorial `Missão Caiuá ´ por Clesio Ribeiro

2008-08-30 10:23:00

A Missão Evangélica Caiuá comemorou ontem (28) 80 anos de existência. Com sua sede em Dourados, a Missão mantém campos em vários municípios, como Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru, Japorã e Caarapó. Com a missão de promover o bem-estar físico e espiritual dos indígenas, os missionários realizam um trabalho evangelístico e isento, com o único propósito de levar a Palavra de Deus. O trabalho tem dado bons frutos; hoje já existem vários missionários e até pastores indígenas, que pregam a Palavra na língua guarani. Diante de tantas polêmicas envolvendo a causa indígena, um trabalho que merece o nosso reconhecimento.

Além do trabalho missionário, a Missão Evangélica Caiuá tem contribuído de forma muito eficaz na formação de cidadãos. Muitos dos indígenas que freqüentam os cultos evangélicos têm na leitura da Bíblia os primeiros contatos com a alfabetização. E através dos ensinamentos bíblicos aprendem maneiras de tornar a vida mais saudável, fugindo principalmente do alcoolismo – uma das maiores causas da violência nas reservas indígenas.

Levar a Palavra de Deus através do trabalho missionário às comunidades indígenas é uma obediência a um dos mandamentos deixados pelo Senhor Jesus Cristo, quando disse, no evangelho de Marcos, 16.15: “Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura”. A aceitação às palavras do evangelho é uma decisão pessoal de cada um, e o mesmo acontece com os indígenas. Uma decisão que tem mudado vidas.

A Missão Evangélica Caiuá chegou em Amambai em 1940 e um dos seus pontos mais destacados de atuação, além do evangelismo, é a formação educacional. A Missão é responsável pela manutenção da Escola Mitã Rory, em convênio com a Prefeitura, e conta com 646 alunos, entre o Pré-escolar e a 5ª série. Quando a Missão iniciou os trabalhos, há 68 anos, não havia nenhum indígena com ensino médio e hoje vários tem o diploma superior. 

Num momento em que a questão indígena vem passando por uma discussão muito polêmica, devido à demarcação de terras na região sul do Estado, o trabalho da Missão Evangélica segue isento e gerando bons frutos. Em Dourados está prestes a ser formada a primeira Igreja Evangélica Indígena. São os índios aprendendo a instruir espiritualmente os próprios índios. Parabéns à Missão Caiuá!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete