2008-08-30 08:41:00
Vilson Nascimento
Em uma ação conjunta as polícias, Civil e Militar de Amambai, desativaram, no final da tarde dessa sexta-feira (29), mais um ponto de venda de drogas, as chamadas “boca-de-fumo”, na cidade.
Os policiais chegaram ao local, situado em uma residência aos fundos de um bar, na saída para Coronel Sapucaia na periferia da cidade após a detenção de dois rapazes, um de 18 e outro de 19 anos, que seriam usuários de entorpecente e estariam portando drogas adquiridas na “boca”.
Segundo a Polícia Civil a polícia já vinha investigando o caso há algum tempo, porém a detenção dos dois usuários confirmou as informações levantadas pela equipe de investigação composta por policiais civis e membros da PM que o local servia como ponto de venda de entorpecentes.
Uma operação conjunta foi montada e os policiais realizaram uma vistoria geral na casa e no quintal da residência onde foram encontradas porções de crack enterradas em meio a um bananal, cachimbo artesanal para fazer uso da droga, papel alumínio para embalar as porções do entorpecente e certa quantidade de maconha, que estava escondida sob tijolos, também no quintal da residência, além de cerca de R$ 450,00, que segundo a polícia, seria dinheiro adquirido com a venda das drogas.
Dono da boca fugiu- Segundo a polícia o responsável por manter a boca-de-fumo, Edinei Dorta Mendes de 28 anos, que reside no local, fugiu ao perceber a movimentação policial, mas sua esposa e membros da família permaneceram na casa e confirmaram que, de foto, Dorta Mendes mantinha um ponto de venda de drogas na residência.
Todos foram encaminhados juntamente com o entorpecente apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde a esposa e familiares do acusado foram ouvidas como testemunhas e os dois usuários que haviam sido detidos com o entorpecente adquirido na boca-de-fumo, após serem ouvidos como testemunhas no caso foram liberados, porém responderão a TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) perante a Justiça.
O responsável pelo ponto de venda de drogas, Edinei Dorta Mendes, continua foragido e está sendo procurado pela polícia.
Ação nociva a sociedade- Para a polícia traficantes que geralmente mantém pequenos pontos de venda de drogas como esse estourado nessa sexta-feira em Amambai são extremamente “nocivos” a sociedade onde atuam.
São eles, segundo a polícia, que aliciam crianças e adolescentes para o consumo de entorpecentes e mantém o abastecimento aos usuários de drogas que, por muitas vezes, para manter o vício furtam dinheiro dos pais e familiares, objetos de dentro de casa e da família para trocar por drogas e até mesmo praticam furtos e assaltos em residências e estabelecimento comerciais da cidade para angariar dinheiro para comprar drogas.
Em Amambai o trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar, com respaldo no Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, tem resultado na desativação de várias bocas-de-fumo em diversos pontos da cidade e na prisão de pequenos traficantes que para manter o “anonimato” do “negócio” e tentar ludibriar a Justiça fazendo se passar por usuários armazenam ou portam pequenas quantidades de drogas, mas na realidade são fornecedores para uma grande quantidade de pessoas, de fato usuárias, muitas delas pessoas de bom nível social da cidade.