2008-08-27 05:08:00
A gerência de Educação de Iguatemi realizou, no último final de semana, o I Seminário de Educação Especial com o tema Política de Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado – AEE. O seminário foi organizado pela Comissão de Educação Especial Inclusiva do município e realizado no anfiteatro da escola municipal Salvador Nogueira.
Participaram do evento, além da equipe técnica, compostas por representantes da administração municipal, Ministério Público e MEC (Ministério da Educação), professores e coordenadores da rede municipal e estadual de ensino.
Durante o seminário foram realizadas três palestras abordando o tema. Na primeira, o Promotor de Justiça da Comarca de Iguatemi, Dr. Fabrício Secafen Mingati, abordou o tema Direitos da Pessoa com Deficiência, apresentando a legislação que assegura aos portadores de necessidades especiais a inclusão nas instituições de ensino.
O evento discutiu ainda sobre discutido sobre Política de Educação Especial e Perspectivas do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Os temas foram apresentados pelas representantes do MEC (Pólo de Dourados/MS), Cláudia Helena e Elza Pedrozo.
No encerramento do seminário, a Comissão Municipal de Educação Especialapresentou sua proposta de atuação einformou sobre as atividades que estão sendo realizadas.
Segundo a coordenadora da comissão, a psicóloga Janaína Guedes de Mendonça, “o seminário teve entre seus objetivos ressaltar a importância de contribuirmos para que a escola seja efetivamente um ambiente heterogêneo, que aceita, respeita e atende adequadamente a todos nas suas diferenças.
O evento foi planejado, considerando a necessidade de discutirmos a inclusão escolar, envolveu representantes de várias instituições, com intenção de expandir o conhecimento, mas principalmente de fortalecer o movimento apoiado pelo Ministério da Educação por uma educação para todos”, disse a psicóloga.