2008-08-26 15:53:00
Policiais do Paraná prenderam no município de Costa Rica Alcir Lira Samuel, 37, condutor da carreta Scânia T124 (placa MBY-3177 de Balneário Camburiú/SC), carregada de fertilizantes. O motorista, que transportava mais de 37 toneladas de fertilizante, é acusado de pertencer a uma quadrilha especializada em desvio de carga de fertilizante.
A polícia paranaense vem investigando a quadrilha, que tem a participação de seis pessoas, que, acredita-se, já teria desviado mais de mil toneladas de fertilizantes.
O delegado de Costa Rica, Ariovaldo Teixeira, informou que a prisão do motorista foi realizada na estrada de acesso para a fazenda Indaiá, em Costa Rica, saída para Baús, distante cerca de 20 km da sede do município.
O esquema foi descoberto por ocasião do transporte de fertilizantes do Paraná para Mato Grosso. A empresa ALL (América Latina Logística), com sede em Maringá (PR), contrata caminhões para fazer o transporte do fertilizante para a empresa Bunge Fertilizantes na cidade de Rondonópolis (MT). A Bunge passou a reclamar que não estava recebendo o produto, a empresa América Latina ALL ao conferir os comprovantes de recebimento das cargas constatou que eram falsos. As cargas eram desviadas e os comprovantes falsificados.
A polícia paranaense acompanhou o caminhão da cidade de Maringá até a prisão em Costa Rica próximo ao local de entrega da carga. A operação de prisão teve a colaboração de policiais de Costa Rica.
O caminhão bi-trem (duas caretas) de placas MDY-1274 e MBY-1294 foi recolhido pela polícia ao pátio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).