27.5 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Para Pedrossian, invasão é absurdo orquestrado por Funai

2008-08-25 11:18:00

Para o ex-governador Pedro Pedrossian, a invasão da fazenda Petrópolis, em Miranda, é consequência do processo deflagrado pela Funai em Mato Grosso do Sul para demarcação de terras indígenas.

“É um absurdo. Minha propriedade é pequena, de 2 mil hectares, registrada há 100 anos, e já está dentro da cidade de Miranda”, reclama.

Segundo Pedrossian, o grupo terena que entrou na fazenda nesta manhã sempre foi visto como amigo, há mais de 50 anos vizinhos e convivendo pacificamente. “Eles nunca reclamaram de qualquer coisa. Nunca questionaram um hectare que fosse da minha propriedade”, garante o ex-governador.

Depois de um tempo dedicada à agricultura, hoje a propriedade é de criação de gado. Há 4 anos uma vistoria realizada pela Funai estabeleceu parte da área como terra tradicional indígena. O proprietário recorreu, e o assunto agora é avaliado pelo Supremo Tribunal Federal, relata Pedrossian.

“Estive há dois meses, pessoalmente, conversando com o Ministro da Justiça, para evitar qualquer confronto com os índios, e agora esse absurdo. É uma atitude para desestabilizar a classe dos produtores”, avalia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete