2008-08-22 21:23:00
A 2ª Companhia de Polícia Militar de Iguatemi retirou o único PM que fazia a vigilância externa da Cadeia Pública do município, que atualmente tem 41 presos, sendo 36 homens. A informação foi repassada pelo juiz da Vara Única de Iguatemi, Eduardo Lacerda Trevisan.
A Polícia Militar local retirou o PM justificando com o reduzido efetivo no município – seriam menos de 10 homens – e as recentes dispensas médicas de componentes do efetivo. A Delegacia está desguarnecida desde o dia 11 de agosto.
A Delegacia conta com apenas um policial civil para vigiar os presos, o qual acumula as funções de registrar boletins de ocorrência, instaurar TCO (termo circunstanciado de ocorrência) e auto de apuração de ato infracional, entre outras atribuições. A Delegacia também não possui escrivão, já que o único se aposentou.
A Cadeia conta com 6 celas, sendo quatro masculinas com capacidade para 4 internos, porém, com 9 presos cada.
Fuga – Com a nova circunstância na segurança da Cadeia, o juiz Eduardo Lacerda foi comunicado nesta quarta-feira (20) de um plano de dois detentos para fuga em massa. Os autores do plano seriam os internos Jucelem Chaves e Anderson Aparecido Abreu.
Ao juiz, a Delegacia solicitou que ele removesse os dois detentos o quanto antes da Cadeia. Eduardo Lacerda disse ao Midiamax que na Cadeia já houve duas fugas nos últimos oito meses.