2008-08-22 11:51:00
Durante dois dias aconteceu
O tema do 7º Congresso Brasileiro de Jornais foi “A Indústria Jornalística em
Apesar de os jornais brasileiros apresentarem um crescimento nos últimos anos, há uma preocupação dos executivos de jornais em se prepararem para a era digital. Palestrantes estrangeiros no evento abordaram a crise enfrentada pelos jornais americanos e europeus que perderam circulação e participação no bolo publicitário por causa da chegada da internet. Lá, os jornais não tiveram tempo e não se preocuparam em enfrentar esse desafio, mas no Brasil há tempo ainda de os jornais se adequarem e conviverem com a internet, agregando valores aos conteúdos jornalísticos.
Para o diretor do Jornal A Gazeta, Clesio Damasceno Ribeiro, o evento abriu um cenário importante para ser enfrentado pelos jornais a partir de agora. “Temos que acompanhar o desenvolvimento tecnológico digital, onde as pessoas estão obtendo mais acesso às informações via internet, via celulares, entre outros meios, e os jornais precisam encarar esse momento com investimentos em melhorias em todos os aspectos, no conteúdo, na impressão, no material profissional, e promover uma maior interação com o público leitor”, conclui.
Na avaliação geral do 7º CBJ, os jornais ainda têm uma vida longa pela frente, mas é preciso buscar inovações e atender o que anseia o consumidor. Não dá para ignorar o avanço digital e é preciso se adequar a essa nova era da comunicação que estamos vivenciando. Entre os participantes do evento também estiveram presentes o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ayres Brito, o presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, o secretário de Comunicação do Governo Lula, Franklin Martins, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o governador em exercício do Estado de São Paulo, Albert Goldman. No final do evento foi empossada a nova presidente da ANJ, Judith Brito, executiva da Folha de São Paulo.