23.5 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Congresso da ANJ discutiu futuro dos Jornais no Brasil

2008-08-22 11:51:00

Durante dois dias aconteceu em São Paulo, no Hotel WTC, no Brooklin, o maior evento já realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), a entidade mais representativa das indústrias jornalísticas do Brasil. Renomados executivos dos principais veículos de comunicação impressa e on-line do país estiveram presentes, como do Jornal O Estado de São Paulo, Editora Abril, Jornal O Globo, A RBS, que edita uma rede de jornais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre outros importantes veículos de diversas regiões. Do Mato Grosso do Sul estiveram presentes a diretora e proprietária do Jornal O Progresso, de Dourados, Adiles Torres, e o diretor do Jornal A Gazeta de Amambai, Clesio Damasceno Ribeiro, que participou pela primera vez do evento.

O tema do 7º Congresso Brasileiro de Jornais foi “A Indústria Jornalística em 2020”, e foram abordadas várias questões durante as palestras, como “o uso da multimídia”, a participação dos blogs na edição dos jornais, a segmentação de assuntos específicos no conteúdo dos jornais, a liberdade de expressão, design dos jornais para o futuro, dentre outros temas importantes.

Apesar de os jornais brasileiros apresentarem um crescimento nos últimos anos, há uma preocupação dos executivos de jornais em se prepararem para a era digital. Palestrantes estrangeiros no evento abordaram a crise enfrentada pelos jornais americanos e europeus que perderam circulação e participação no bolo publicitário por causa da chegada da internet. Lá, os jornais não tiveram tempo e não se preocuparam em enfrentar esse desafio, mas no Brasil há tempo ainda de os jornais se adequarem e conviverem com a internet, agregando valores aos conteúdos jornalísticos.

Para o diretor do Jornal A Gazeta, Clesio Damasceno Ribeiro, o evento abriu um cenário importante para ser enfrentado pelos jornais a partir de agora. “Temos que acompanhar o desenvolvimento tecnológico digital, onde as pessoas estão obtendo mais acesso às informações via internet, via celulares, entre outros meios, e os jornais precisam  encarar esse momento com investimentos em melhorias em todos os aspectos, no conteúdo, na impressão, no material profissional, e promover uma maior interação com o público leitor”, conclui.

Na avaliação geral do 7º CBJ, os jornais ainda têm uma vida longa pela frente, mas é preciso buscar inovações e atender o que anseia o consumidor. Não dá para ignorar o avanço digital e é preciso se adequar a essa nova era da comunicação que estamos vivenciando. Entre os participantes do evento também estiveram presentes o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ayres Brito, o presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, o secretário de Comunicação do Governo Lula, Franklin Martins, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e o governador em exercício do Estado de São Paulo, Albert Goldman. No final do evento foi empossada a nova presidente da ANJ, Judith Brito, executiva da Folha de São Paulo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete