31.1 C
Amambai
sábado, 4 de outubro de 2025

Maior usina de álcool de MS será inaugurada amanhã

2008-08-20 12:09:00

Com a inauguração da Usina Rio Brilhante – nova unidade do grupo francês Louis Dreyfus Commodities – na quinta-feira (21), Mato Grosso do Sul passará a contar com 14 usinas sucroalcooleiras e uma capacidade de processamento de 26,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O novo potencial instalado prevê uma produção anual de 1,2 milhão de toneladas de açúcar e 1,4 bilhão de litros de álcool, além de empregar 33.650 pessoas em 12 municípios. O ato solene da LDC Bioenergia se dará às 11 horas, na unidade de Rio Brilhante/MS.

Além dos presidentes dos grupos LDC Commodities no Brasil e LDC Bioenergia, Kenneth Geld e Christophe Akli, respectivamente, o governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), o prefeito municipal de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva, entre outras autoridades políticas e empresariais, local e nacional, participam da inauguração do empreendimento.

Oitava unidade do grupo francês no Brasil, segunda no Mato Grosso do Sul, a LDC Bioenergia é a terceira usina de álcool e açúcar do município de Rio Brilhante. A primeira, a Passa Tempo, que também pertence ao Grupo Louis Dreyfus, foi inaugura em 1.986. A outra é a Eldorado, inaugurada em 2006, que hoje pertence ao Grupo Odebrecht.

A Usina Rio Brilhante – empreendimento de R$ 435,7 milhões cuja capacidade de moagem é de 4,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar – é a terceira unidade sucroalcooleira inaugurada no Estado esse ano, ao lado das usinas Adeco Agro (Angélica) e Central Energética Vicentina (Vicentina). Contudo, o governo estadual deve inaugurar ainda esse ano outro empreendimento, alcançando assim 15 unidades em funcionamento. Já para o próximo ano a previsão é que outras oito indústrias entrem em operação, totalizando assim 23 empreendimentos desse setor.

SOBRE A LDC – A Louis Dreyfus Commodities foi fundada em 1.851 e atua no comércio, armazenagem, transporte e exportação de commodities agrícolas, tais como: açúcar, algodão, café, laranja, milho, soja e grãos. Presente em mais de 50 países, a empresa possui 75 escritórios ao redor do mundo. No Brasil – é sediada em São Paulo, onde está presente a mais de 60 anos, gera mais de 20 mil empregos e opera quatro fábricas de processamento de oleaginosas, oito usinas de açúcar e álcool (incluindo a unidade Rio Brilhante), três fábricas de suco de laranja, dois terminais portuários e mais de 50 armazéns graneleiros. Também administra mais de 170 mil hectares de terras, entre pomares de laranja e canaviais.

SERVIÇO – O ato de inauguração se dará às 11 horas do dia 21 (quinta-feira), na Fazenda Santa Maria, localizada na Rodovia  (BR 163 – KM 329), em Rio Brilhante. Sobre o empreendimento, será dada uma coletiva a imprensa no mesmo dia e local, a partir das 9 horas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete