2008-08-19 12:41:00
Suzana Machado
A Campanha de vacinação contra a Poliomielite, iniciada dia 09 de agosto, vai até 10 de setembro. De acordo com Maria Aparecida Maidana, coordenadora municipal de imunizações, os dados mais recentes da campanha já contabilizam 2.749 crianças vacinadas contra a doença, com menos de cinco anos de idade. “A Poliomielite é uma doença que pode atingir as crianças, causando paralisação dos membros inferiores, flacidez muscular com as sensibilidades conservadas. Estamos próximos de atingir a meta de imunização do município, que é de vacinar 3.727 crianças com menos de cinco anos.”
O que preocupa são os dados de imunização contra Rubéola, onde são vacinados homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos. Os resultados recentes somam um total de 3.327 adultos vacinados no município, onde a meta é de 10.152 pessoas nessa faixa de idade.
Segundo Maria Aparecida, um dos fatores que contribui para esse baixo índice é a falta de tempo da maioria das pessoas durante o dia, em grande parte devido ao trabalho. “O problema é a falta de tempo dessas pessoas, por isso, essa semana vamos intensificar a visita nas escolas, inclusive à noite. Iremos percorrer as firmas maiores no município, também, realizando a vacinação.”
No dia 30 de setembro será intensificada a vacinação contra a Rubéola em todos os postos de saúde de Amambai. “Iremos montar um posto de vacinação na Praça Central, também.”
A Rubéola é uma doença exantemática aguda de origem viral e apresenta alta contagiosidade. Geralmente se caracteriza por manchas avermelhadas que iniciam-se no rosto, couro cabeludo e pescoço e depois se alastram para o tronco e membros; a pessoa também pode ter febre; pode ser transmitida através da tosse, espirro, sangue e urina.
“A Rubéola pode ser muito grave para as crianças se transmitida pela mãe durante a gravidez. O bebê pode nascer cego, surdo, mudo ou ter má formação fetal. Se a mãe contrair a doença, as conseqüências mais graves serão para a criança.”
De acordo com Maria Aparecida, é muito importante que homens e mulheres se imunizem contra a Rubéola. “Com relação à Rubéola, a informação que tenho é que ainda existem alguns casos no município, por isso a importância da vacinação. Até mesmo as mulheres que não irão ter mais filhos precisam se vacinar, do contrário correm o risco de contrair a doença e transmiti-la.”
As crianças e adultos que ainda não se vacinaram podem procurar os postos de saúde no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Se a meta de vacinação não for atingida, através do Ministério da Saúde, a Campanha pode ser prorrogada. “É bom frisar novamente a importância de cada vacina e alertar a população para que não deixe a imunização para última hora e procurem os postos de saúde o quanto antes”, ressalta Maria Aparecida.