2008-08-18 21:38:00
O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, afirmou não pretende avaliar somente as condições dos índios na Raposa Serra do Sol. Ele explicou nesta segunda-feira (18) que a visita tem o objetivo de promover os direitos humanos das populações indígenas em um espírito de cooperação com as autoridades brasileiras.
Anaya permanece no Brasil até o dia 25 de agosto. Ele vai visitar comunidades indígenas em Roraima, Mato Grosso do Sul e Amazonas
“Não estou no Brasil somente para examinar a demarcação de terras da área indígena Raposa Serra do Sol, apesar de que esta é uma das diversas áreas que visitarei durante minha missão”, afirmou Anaya. “Minha preocupação é com a situação dos direitos humanos dos povos indígenas e estou reunindo informações para escrever um relatório sobre as comunidades indígenas que vivem em todo o país, incluindo populações que não poderei visitar durante minha estada.”
O relator da ONU ressaltou também que não deseja influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF) em suas decisões sobre o caso da Raposa Serra do Sol. O STF vai julgar no dia 27 de agosto se os arrozeiros poderão permanecer em terras da reserva indígena.