2008-08-16 08:37:00
Vaiado durante grande parte do jogo no Estádio dos Trabalhadores, em Shenyang, o Brasil conseguiu se vingar da seleção de Camarões, neste sábado, nos Jogos Olímpicos de Pequim. A equipe de Dunga passou um sufoco e, somente na prorrogação, deslanchou para fazer 2 a 0 e ficar com a vaga nas semifinais do torneio olímpico.
A equipe comandada por Dunga reeditou a partida das quartas-de-final da Olimpíada de Sydney 2000, quando a Seleção foi derrotada pelos camaroneses por 2 a 1, com um gol na morte súbita, e foi eliminada da competição.
Na ocasião, além de amargar a eliminação precoce e continuar sem faturar uma medalha de ouro em Olimpíada, a Seleção perdeu também seu técnico. Vanderlei Luxemburgo, hoje no Palmeiras, foi demitido do cargo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o lugar do comandante, Emerson Leão assumiu o cargo.
Em Atlanta 96, mais um time africano no caminho do Brasil. A Nigéria eliminou a Seleção nas semifinais daqueles Jogos, ao vencer na prorrogação por 4 a 3. Em Atenas 2004, o Brasil sequer participou da Olimpíada.
Após um 0 a 0 no tempo normal e muita pancadaria, a partida foi para a prorrogação. A Seleção Brasileira tinha a vantagem de jogar com um atleta a mais dentro de campo, já que Baning foi expulso ainda no segundo tempo.
Até que o atacante Rafael Sóbis, aos 10min da prorrogação, enfim conseguiu balançar as redes. Diego roubou a bola no meio-campo e encontrou o atacante do Betis, que dominou e tocou com categoria na saída do goleiro.
Quatro minutos mais tarde, Thiago Neves recebeu do camisa 10 Ronaldinho e acertou belo passe para o lateral Marcelo. De primeira, o jogador do Real Madrid tocou no canto do goleiro para marcar um bonito gol e classificar a Seleção para a semifinal do torneio olímpico.
Com a vitória, a Seleção aguarda o resultado de Argentina e Holanda para saber quem será seu adversário na luta por uma vaga na final dos Jogos de Pequim.