2008-08-15 12:44:00
Área de instabilidade deve manter tempo nublado e com chuva no Sul e Sudeste (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe) Áreas de instabilidade devem manter o tempo nublado e com chuva em parte do Sul e Sudeste do país, neste fim de semana. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), nas regiões Norte e Nordeste, a previsão também é de pancadas de chuva isoladas. O Centro-Oeste, no entanto, deve registrar temperaturas mais elevadas.
“Uma massa de ar seco deve deixar as temperaturas altas no Centro-Oeste do país. Além disso, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, o que merece atenção”, afirma Miriam Caetano, meteorologista do Cptec/Inpe.
Sul – Na sexta-feira (15), no norte e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no extremo norte do Rio Grande do Sul, a previsão é de nebulosidade variável com pancadas de chuva forte. Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva. No litoral do Rio Grande do Sul, o tempo deve estar instável e com chuva. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, a previsão é de sol entre poucas nuvens.
No sábado (16), a Região Sul deve registrar sol entre poucas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva.
No domingo (17), o sol deve aparecer entre poucas nuvens no Paraná. No norte e leste de Santa Catarina, há possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas do estado e no norte do Rio Grande do Sul, a previsão é de sol com nebulosidade variável e pancadas de chuva forte. As temperaturas estarão em declínio no Rio Grande do Sul.
Sudeste – No extremo leste do Espírito Santo, a previsão para a sexta-feira é de tempo instável com muitas nuvens e chuva isolada. Nas demais áreas do estado, há possibilidade de chuva de forma isolada. Em São Paulo, o sol aparece com nebulosidade variável e a previsão é de pancadas de chuva.
No sábado, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, o sol aparece entre muitas nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol entre poucas nuvens.
No litoral do Espírito Santo, o domingo deve ter tempo instável com chuva. Nas demais áreas do estado e da região, o sol aparece entre muitas nuvens.
Centro-Oeste – Na sexta-feira, em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás e de Mato Grosso, a previsão é de sol entre poucas nuvens. Em toda a região o sol deve predominar, com umidade relativa do ar baixa.
Em Mato Grosso do Sul, o sábado será de sol entre poucas nuvens. Nas demais localidades da região, a previsão é de predomínio de sol com umidade relativa do ar baixa.
No domingo, a previsão é de predomínio de sol em toda a região, com umidade relativa do ar baixa. As temperaturas estarão estáveis.
Norte – A sexta-feira será de nebulosidade e pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte e oeste do Pará. Nas demais áreas da região, a previsão é de predomínio de sol com umidade relativa do ar baixa e algumas áreas.
No Amazonas, no norte de Rondônia, em Roraima, no nordeste e noroeste do Pará e no leste do Amapá, o fim de semana deve ser de sol com nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva. No norte e centro do Pará, a previsão é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva. No sul do Pará e em Tocantins, a previsão é de predomínio de sol e umidade relativa do ar baixa.
Nordeste – No extremo leste da Região Nordeste, a sexta-feira deve ser de tempo instável com períodos de sol e chuva. No leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a previsão é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva. No leste da Bahia, deve haver chuva isolada.
No fim de semana, a previsão é de tempo instável no extremo leste da região e sol entre muitas nuvens no interior leste do Nordeste. No norte do Maranhão, o sol aparece com nebulosidade variável e há possibilidade de pancadas de chuva. No interior norte do Maranhão, Piauí e Ceará, o sol aparece entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva. No oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí, a previsão é de predomínio de sol.