37 C
Amambai
domingo, 5 de outubro de 2025

Saíba da importância da vacina contra Pólio e Rubéola

2008-08-13 10:44:00

  Suzana Machado

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 09 e juntamente com ela, a imunização contra a Rubéola.

“A vacinação contra a Rubéola, que começou dia 09 de agosto, vai até 12 de setembro. Na campanha da Pólio serão vacinadas todas as crianças menores de cinco anos até o dia 10 de setembro. Homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade estão sendo imunizados contra a rubéola e a síndrome da rubéola congênita, que é quando a doença é transmitida de mãe para filho, no caso das gestantes”, ressalta Maria Aparecida Maidana, coordenadora municipal de imunizações.

De acordo com Maria, é fundamental que tanto as crianças quanto os adultos participem da campanha de vacinação. “A Poliomielite é uma doença que pode atingir as crianças, causando paralisação dos membros inferiores, flacidez muscular com as sensibilidades conservadas. Já a Rubéola é uma doença exantemática aguda de origem viral, apresenta alta contagiosidade. Geralmente se caracteriza por manchas avermelhadas que iniciam-se no rosto, couro cabeludo e pescoço e depois se alastram para o tronco e membros; a pessoa também pode ter febre.” Ainda de acordo com Maria, a Rubéola pode ser transmitida através da tosse, espirro, sangue e urina.

“A Rubéola pode ser muito grave para as crianças se transmitida pela mãe durante a gravidez. O bebê pode nascer cego, surdo, mudo ou ter má formação fetal. Se a mãe contrair a doença, as conseqüências mais graves serão para a criança.”

A campanha acontece a nível nacional. Em Amambai a expectativa é de que sejam vacinadas 10.152 pessoas com idade entre 20 e 39 anos e 3.727 crianças com menos de 5 anos de idade. “No sábado, na parte da manhã, o tempo chuvoso contribuiu para que as pessoas não comparecessem nos Postos de Saúde, mas na parte da tarde a procura melhorou bastante. Nós já vacinamos 1.466 crianças, 39% do total e 1.791 adultos contra a Rubéola, 17% da população entre 20 e 39 anos”, acrescenta Maria.

A vacinação também foi feita nas aldeias e na área rural. “Essa semana vamos iniciar uma buscativa no comércio e nas escolas para a vacinação contra a Rubéola.”

O Brasil já possui o mérito de erradicação da Poliomielite, mas é necessário que todas as crianças continuem sendo vacinadas. “Com relação à Rubéola, a informação que tenho é que ainda existem alguns casos no município, por isso a importância da vacinação. Até mesmo as mulheres que não irão ter mais filhos precisam se vacinar, do contrário correm o risco de contrair a doença e transmiti-la.”

A campanha de vacinação continua sendo realizada em todos os postos de saúde do município, no horário das 07h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

“Esperamos alcançar nossa meta de vacinação até as datas previstas para o término da Campanha.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 03 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete