30.9 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Editorial `Qualificação´ por Clesio Ribeiro

2008-08-08 14:16:00


A falta de mão-de-obra qualificada é um problema sério para o desenvolvimento de qualquer município. Em Amambai, assim como em vários outros municípios do interior, enfrenta-se essa situação. Se por um lado a falta de indústria é um entrave, a falta de mão-de-obra especializada também contribui em muito para o atraso econômico. Nas mais variadas áreas detectamos esse problema, desde o atendimento no balcão, aos prestadores de serviços.

A Associação Comercial e Industrial de Amambai (Acia), esteve realizando esta semana um curso para atendimento ao cliente. Devido à pequena procura, a secretária da Associação, falando à reportagem do jornal A Gazeta, criticou a falta de interesse, tanto por parte de empresários, quanto por parte de funcionários. A procura tem sido pequena nos cursos oferecidos.

Além da Acia, outros segmentos precisam se esforçar para qualificar mais trabalhadores. Como os setores da construção civil, que é uma ala fundamental para o crescimento da cidade. É preciso que haja incentivo em financiamentos, maior oferta de produtos e, principalmente, a qualificação da mão-de-obra. Produtos inovadores surgem no mercado e os profissionais precisam acompanhar, buscando aprender as novas técnicas e alternativas de aplicação.

No ranking do Índice de Desenvolvimento dos Municípios, divulgado esta semana, o município de Amambai ficou em 45º lugar, levando-se em consideração o desenvolvimento em Emprego e Renda, Educação e Saúde. Dos municípios do Cone Sul do Estado, os melhores classificados são Naviraí, em 11º, Laguna Caarapã, em 18º e Caarapó, em 19º.

O Poder Público precisa assumir a responsabilidade para si, mas todos têm que colaborar e, no caso da qualificação da mão-de-obra, os organismos que representam as classes produtoras precisam investir em cursos de preparação profissional, e os trabalhadores precisam se interessar em melhorar cada vez mais aquilo que já julgam saber fazer. Uma cidade sem qualificação profissional está fadada à estagnação, não gera emprego e renda e conseqüentemente a qualidade de vida fica precária. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete