2008-08-05 23:14:00
O técnico da Seleção Brasileira feminina de futebol, Jorge Barcellos, já definiu o time que jogará amanhã, às 6h (de Brasília), contra a Alemanha, no Estádio Olímpico de Shenyang, na estréia do Grupo F, nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A equipe vai em busca da inédita medalha de ouro, tentando se vingar das alemãs, algozes do Brasil na final do último Mundial.
Barcellos se mostrou satisfeito com o trabalho de preparação realizado para a competição. "A preparação foi bem feita, as jogadoras estão entusiasmadas e sabendo que chegou a hora de entrar com tudo para a arrancada para o título. Chegou a hora da verdade", disse.
O treinador garantiu que a equipe analisou todas as situações específicas de jogo que poderão se repetir diante da Alemanha. Barcellos também afirmou que as jogadoras assistiram novamente o vídeo da final da Copa do Mundo de 2007, quando foram derrotadas por 2 a 0.
Após o longo processo de estudo das adversárias, o treinador mostrou saber detalhes do esquema alemão. "É uma equipe que joga com duas linhas de quatro, sendo que a que fica atrás não sai de jeito nenhum para o jogo. Na segunda, todas ficam atrás da bola, com duas jogadoras na frente, principalmente a Prinz (eleita pela Fifa como a segunda melhor jogadora do mundo)", disse o comandante ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O técnico disse torcer para que a Alemanha mude um pouco seu estilo tático e adote uma postura menos rígida.
"Seria bom para nós se a Alemanha tomasse mais a iniciativa de jogo. Mas não acredito nisso, acho que não vai sair do esquema defensivo habitual, tentando os contra-ataques", explicou. Barcellos conta com a atacante Marta, melhor jogadora do mundo, e disse que mesmo com um bom esquema tático, as atletas que fazem a diferença.
"O time precisa estar bem montado taticamente. Mas quem faz a diferença no futebol são as jogadoras, com a sua técnica, com a capacidade de improvisar e decidir, e isso nós temos na Seleção. Esse pode ser um grande trunfo", afirmou.
A equipe que deve entrar em campo contra as alemãs deverá ser: Andréia Suntaque; Simone Jatobá, Andréia Rosa, Tânia Maranhão e Renata Costa; Rosana, Maycon, Formiga e Daniela Alves; Marta e Cristiane.