21 C
Amambai
segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Bancada de MS discute demarcação com presidente do STF

2008-08-05 15:11:00

Nesta terça-feira os deputados estaduais da bancada ruralista Paulo Corrêa (PR), Zé Teixeira (DEM) e Reinaldo Azambuja (PSDB), além do presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB) terão audiência às 16h30 (horário local) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, para discutira a demarcação das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

No dia 29 de julho seis grupos de antropólogos chegaram ao Estado para identificar terras que eram ou ainda são ocupadas por índios da etnia Guarany Kaiwá que, segundo a Constituição, são reservadas a eles.
Os trabalhos geraram forte reação dos produtores rurais que disseram que somente deixarão entrar “estranhos” em suas terras com ordem judicial. Esta é também a recomendação feita publicamente pelo governador, André Puccinelli (PMDB), que chegou a orientar os produtores a acompanhar as ações filmando e fotografando.

Os antropólogos devem percorrer 26 municípios do Sul do estado. Durante cerca de 70 dias, eles farão um estudo técnico e histórico que servirá de subsídio para o relatório sobre os locais a serem demarcados com território exclusivo para ocupação dos indígenas. O documento deverá ser encaminhado ao Ministério da Justiça.

Na última quinta-feira, 31 de julho, os prefeitos dos 26 municípios atingidos pelas portarias da Funai, se reuniram em Ponta Porã e defenderam a imparcialidade no estudo de demarcação de terras.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete