16.7 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Em MS só a Capital poderá ter segundo turno nas eleições

2008-08-03 17:20:00

No País, 77 municípios podem ter segundo turno porque tem mais de 200 mil eleitores. Em Mato Grosso do Sul só Campo Grande está na lista. Nem Dourados, a segunda maior cidade do Estado, atende o requisito.

No plano nacional, o PSol será o partido com maior número de candidatos nos municípios que podem ter segundo turno, a legenda concorrerá em 63 dos 77 municípios, inclusive em Campo Grande, onde não chegou a entendimento com o
PSTU.
Depois, aparece o PT, que lançou candidato em 57 dos 77 municípios. PMDB e PSDB concorrem em 41 cidades cada. O PDT soma 23 candidatos, e DEM e PSTU disputam a prefeitura de 21 municípios cada.

Os dados ainda podem sofrer mudanças até as eleições, já que o julgamento de pedidos de impugnações pode se arrastar até 25 de setembro, data limite em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro e o segundo, no dia 26 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, para se eleger no primeiro turno, o candidato deve obter 50% mais um dos votos válidos.

Em Campo Grande, além do PSol, com Henrique Martini, disputam a prefeitura o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), Pedro Teruel (PT), Suél Ferranti (PSTU) e Iara Costa (PMN).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete