2008-08-02 18:02:00
Vilson Nascimento
O CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) empossou nessa sexta-feira (1) os novos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, eleitos durante a eleição realizada no dia 1 de junho desse ano em Amambai.
O cerimonial, que também empossou os suplentes ao cargo, aconteceu no período da manhã, no auditório da Secretaria de Ação Social do município e contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos, entre eles, o prefeito Sérgio Barbosa e o vice-prefeito do município, José Luiz Cavalheiro Tobias e também dos vereadores, Josué Carlos de Barros e Jaqueline Casagrande Raymundo que representou o Poder Legislativo de Amambai no ato solene.
Também acompanharam a cerimônia de posse dos novos conselheiros, que foi coordenada pelo presidente do CMDCA em Amambai, César Guidotti, o sargento Wilson Vicente Ferreira, representando o Corpo de Bombeiros de Amambai, o sargento Geraldo Silva, coordenador do Proerd, que representou a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, o tenente Luciano que representou o comando do 17º RC Mec, a professora Maria Helena Rosim Barbosa representando a Secretaria Municipal de Educação e o secretário de ação social do município, Ailton Rozeno, órgãos ligados diretamente a atenção da criança e do adolescente na cidade.
Presidente do CMDCA destaca Conselho- Ao fazer o uso da palavra, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Amambai, César Guidotti destacou a responsabilidade e as atribuições do Conselho Tutelar.
De acordo com o presidente, Amambai, como a maioria dos municípios, enfrenta problemas de diversas naturezas envolvendo crianças e adolescentes e é atribuição do Conselho Tutelar manter contato direto com as famílias, intermediando, acompanhando e levando ao conhecimento das autoridades competentes, as informações necessárias para que esses problemas sejam solucionados ou amenizados.
Ao fazer uso da palavra, José Jorge Neves Farias, até então coordenador do Conselho Tutelar e reeleito para o cargo de conselheiro em junho, cobrou maior investimento do poder público para melhorar as condições de trabalho do Conselho e cobrou, também, a aprovação de lei que permita o pagamento, aos conselheiros tutelares, de 13º salário, fator que hoje não ocorre no município.
Entre os novos conselheiros tutelares empossados nessa sexta-feira em Amambai, três, Zita Centenaro, Maria Helena Rolin, a “Bia” e José Jorge Neves Farias, o “Zeca”, já ocupava o cargo e foram reeleitos.
As outras duas vagas de titulares que preencheram o quadro de cinco conselheiros foram compostas por Cíntia Arce e Cynthia Izabel de Souza Machado.
Os suplentes empossados na sexta-feira foram Alba Regina dos Santos, Maura Solange Machado, Luciana Fernandes, Mariléia Machado Franco e Marcelino Lima Neto.