2008-08-01 16:14:00
Durante a solenidade de comemoração aos 10 anos do 1º Esquadrão Independente de Polícia Militar Montado, o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, prometeu dobrar o efetivo da polícia montada convocando os aprovados no último concurso para a Polícia Militar. "Vamos duplicar os investimentos da cavalaria. Para isso vamos designar alguns dos mil policiais aprovados no concurso. Só estamos esperando as licitações para equipar o batalhão", afirmou o secretário.
De acordo com o Comandante da PM, Coronel Davi, hoje a cavalaria conta hoje com 33 homens e 38 animais. Além de dobrar esse efetivo, está previsto também entre os investimentos, a aquisição de um caminhão para transportar grande quantidade de animais.
Solenidade – Autoridades policiais e civis foram homenageadas pelos serviços prestados à corporação. O batalhão recebeu uma viatura zero quilômetro da Sejusp. Desde 1998, o policiamento montado é um trabalho em conjunto entre PM e cavalo no desempenho de missões ligadas à segurança pública.
A tropa montada é utilizada como recurso tático nas operações especiais, atuando no policiamento de bairros, parques públicos, avenidas, entre outros locais necessários e, extraordinariamente, em grandes eventos como shows ao ar livre, exposições agropecuárias, carnaval de rua, entre outros.
Durante a solenidade 19 conjuntos mostraram habilidades de treinamento para atividades táticas. "A cavalaria é uma tropa rústica e especial, o homem e o cavalo impõem respeito. E é um grande e importante instrumento na contenção de tumultos", comentou Jacini.