2008-08-01 08:43:00
A mobilização dos prefeitos nesta quinta-feira não se constitui na única forma de debate sobre a ação do grupo técnico que deverá visitar os 26 municípios da região para elaborar estudos visando identificar, delimitar e demarcar as novas áreas indígenas. Os proprietários rurais também se mobilizaram e, nesta sexta-feira, devem promover uma grande manifestação contrária à ação da Funai.
O Sindicato Rural, em conjunto com a Prefeitura e Câmara Municipal, estão convidando a sociedade para uma palestra sobre “Direitos de Propriedades e Questões Indígenas em Mato Grosso do Sul”.
O evento, de acordo com o presidente do Sindicato Rural, Ronei Silva Fuchs, deverá promover um debate sobre os impactos sócio-econômicos que poderão surgir a partir da proposta de demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.
“Estamos convidando os mais diferentes segmentos da sociedade para que possamos expor nosso ponto de vista. Somos totalmente contra a criação de novas áreas indígenas. Se isto ocorrer, será extremamente prejudicial ao nosso município. As aldeias indígenas são áreas improdutivas. A criação de novas aldeias vai estrangular o crescimento econômico do município que está, neste momento, atraindo vários investimentos no setor rural e na agroindústria”, enfatizou Ronei. A palestra está marcada para as 18 horas na Câmara Municipal de Ponta Porã.