2008-07-31 20:05:00
O senador Delcídio do Amaral (PT) propôs um acordo para por fim no impasse entre indígenas e fazendeiros gerando por conta demarcação de novos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul anunciado pelo governo federal.
Nesta quinta-feira (31), o senador propôs abertura de um canal de negociações entre os governos federal e estadual, a bancada parlamentar no Congresso Nacional, prefeitos, lideranças indígenas e dos produtores rurais do estado para debater o tema.
Antropólogos contratados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) estão em Mato Grosso do Sul, para realizar pesquisas em 26 municípios.
Para Delcídio, o momento é de diálogo. “É importante buscar o entendimento de uma forma equilibrada, pois essa é uma situação delicada e tem que ser tratada com muito cuidado, para afastar qualquer risco de conflito, que teria proporções inimagináveis”, afirmou através da assessoria de imprensa.
Delcídio defende a mudança na legislação federal que regula a criação de reservas indígenas, como forma de diminuir a tensão e fazer justiça. Ele sugere ainda uma reestruturação da Funai. “Temos que criar as condições necessárias para que a instituição tenha um papel importante na defesa das etnias e na implementação das políticas indigenistas no Brasil”.