2008-07-31 18:48:00
Vilson Nascimento
O trabalho desenvolvido pelo recém criando Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) já começa a surtir efeito e refletir diretamente na segurança da população
Instituído pela Lei Municipal 457 de 2008, o Conselho Municipal de Segurança Pública de Sete Quedas tem por objetivo, segundo seu estatuto, sugerir prioridades na área de segurança pública no âmbito do município, formular estratégias e controlar a execução da política municipal de segurança pública, acompanhar e avaliar os serviços de segurança pública e privada prestados à população do município, zelando pelo respeito aos direitos humanos e pela eficiência dos serviços de proteção do cidadão, estimular o permanente relacionamento da comunidade com as forças de segurança pública, desenvolver campanhas voltadas a não violência e pela paz, estimular a cooperação entre os municípios fronteiriços da região sul do Estado, bem como do país visinho, Paraguai, organizar encontros, estudos e debates que permitam aproximar os objetivos do Conselho aos dos cidadãos e apoiar a atuação dos órgãos de segurança pública existentes no município.
Membros representam segmentos- Criado por iniciativa do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Plácido de Souza Neto, com apoio da sociedade local, o CONSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública de Sete Quedas é constituído por onze membros que representam vários segmentos da sociedade organizada do município, entre eles, representantes dos poderes, Executivo e Legislativo local, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual, de associações de bairros, da Associação Comercial e Industrial, do Sindicato Rural, do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Loja Maçônica.
“Conselho não combate criminosos”, diz presidente- Em entrevista exclusiva para o jornal A Gazeta e ao site A Gazetanews, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública
“Não é essa nossa atribuição. Quem combate o crime são os órgãos competentes, a polícia investiga e prende, o Ministério Público denuncia e a Justiça condena ou absolve. Nós do CONSEP atuamos na prevenção através de campanhas e palestra e trabalhamos na mobilização da sociedade como um todo, com o objetivo de garantir melhores condições para que esses órgãos já citados tenham melhores condições de desempenhar suas funções e com isso, garantir maior segurança à população”. disse o presidente ao ressaltar que através das doações que recebe, o Conselho pode fornecer combustível, consertar viaturas e adquirir materiais para garantir a operacionalidade das polícias, Civil e Militar para a realização do trabalho preventivo e repressivo na cidade.
Conselho já desenvolveu várias ações- Deste de sua instituição e a nomeação de seus membros, que ocorreu através de decreto do Poder Executivo Municipal, o Conselho Municipal de Segurança Pública de Sete Quedas desenvolveu várias ações que já refletiram diretamente na segurança da população local, inclusive diminuindo consideravelmente o número de roubos de veículos que vinha ocorrendo na cidade.
Patrocinado pela comunidade em geral, principalmente com a contribuição da classe empresarial e de produtores rurais do município, o CONSEP adquiriu e forneceu aos policiais paraguaios que atual na região de Pindoty Porã, distrito da cidade de Corpus Christi que faz divisa com Sete Quedas, do lado brasileiro da fronteira, telefones celulares para contatar, de forma rápida, tanto a polícia brasileira como com as demais unidades da polícia paraguaia da região, agilizando a comunicação de fatos ocorridos.
Através do CONSEP também já foi realizada uma reunião com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias visando desenvolver projetos integrados de segurança para a fronteira e o Conselho trabalha agora para desenvolver ações junto aos guardas patrimoniais e a própria população visando prepará-los para atuar junto à sociedade.
“Não queremos guardas prendendo pessoas, mas sim, atuando em conjunto, informando às autoridades competentes que tem a atribuição institucional de agir nesses casos, sobre movimentações suspeita ação essa que também pode ser adotada por qualquer membro da sociedade”, disse o Juiz, Dr. Plácido ao ressaltar que as denúncias poderão ser feitas de forma anônima, onde a fonte, que, segundo o Juiz, estará prestando um grande serviço para a sociedade, será mantida em total sigilo.