16.1 C
Amambai
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Japorã poderá ser a 5ª cidade sem disputa para prefeito

2008-07-31 10:45:00

Embora dois concorrentes tenham registrado candidatura a prefeito de Japorã (472 km de Campo Grande), a cidade poderá ficar com apenas um postulante ao cargo. Os dois concorrentes tiveram os registros impugnados e o juiz eleitoral Alexandre Tsuyoshi Ito ainda não terminou de analisar a situação do atual prefeito e candidato à reeleição, Rubens Freire Marinho, o Rubão (PT).

O outro candidato ao cargo, Sebastião Aparecido de Souza (PR), teve o registro deferido pelo juiz. A impugnação foi feita por falta da ata de convenção partidária, mas segundo o juiz eleitoral, ficou provado que a ausência do documento tratou-se apenas de um “equívoco”.

Já o atual prefeito, Rubens Freire Marinho, o Rubão do PT, teve a candidatura indeferida porque responde a ações de improbidade administrativa, ajuizadas no ano passado. A análise da vida pregressa do candidato é uma novidade nessas eleições e depende exclusivamente da interpretação da Justiça Eleitoral.

“Parte dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendem que se têm ações podem servir para indeferir, mas a maioria do TSE é contra, entende que só pode ser indeferido se transitado em julgado. São interpretações. Não há lei regulamentar sobre o assunto”, explica Alexandre Tsuyoshi Ito.

O juiz eleitoral quer ouvir defesa e acusação antes de tomar uma decisão sobre o assunto. A decisão sobre o registro de candidatura de Rubão será na semana que vem.

Sem disputa – Os outros municípios que têm apenas um candidato a prefeito são Angélica (255 km de Campo Grande), Dois Irmãos do Buriti (110 km), Ivinhema (286 km) e Sete Quedas (467 km).

Candidatos únicos precisam ter a maioria dos votos válidos (desconsiderando os nulos e brancos) para serem eleitos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete