2008-07-27 08:06:00
Quem quiser viajar pelos países da América do Sul não precisa de passaporte. Basta a Carteira de Identidade. Mas o documento precisa ter sido emitido há menos de 10 anos, prevê acordo firmado entre os países do Continente. Esse fato fez aumentar em 40% a procura por segunda via da Carteira de Identidade no Instituto de Identificação da Polícia Civil, no período de férias.
Por dia o Instituto de Identificação atende 180 pessoas, portanto quem precisa viajar não deve deixar para providenciar a segunda via do RG na última hora. A demora chega a 40 dias, avisa o próprio diretor do Instituto de Identificação, Marcos Caetano da Silva.
"É comum o cidadão descobrir que precisa retirar a 2ª via praticamente na hora de embarcar e isso prejudica o trabalho da instituição. Na medida do possível, atendemos as solicitações mas é complicado agilizar um processo que é demorado por causa da checagem das informações," afirma.
Em Mato Grosso do Sul são confeccionados cerca de 7,5 mil carteiras de identidade por mês. Nas férias, o número aumenta consideravelmente, acarretando na sobrecarga no sistema. Com isso, a demora para atendimento no local pode chegar a até quatro horas. Por isso, o alerta para que a população atualize a documentação com antecedência. A 1ª via custa R$ 20,34 e a 2ª via sai por R$ 54,24.