2008-07-23 15:10:00
Vilson Nascimento
Em reunião realizada nessa terça-feira (22) os membros do Conselho da Comunidade de Amambai aprovaram por unanimidade, a liberação de recursos para a aquisição de um Etilômetro, vulgarmente conhecido como “Bafômetro” para equipar a 3ª Companhia de Polícia Militar de Amambai que não dispõe do equipamento.
O equipamento a ser adquirido é de última geração, com selo de qualidade atestado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), terá capacidade para emitir laudo instantâneo sobre o teor de álcool no organismo e está avaliado em R$ 7,9 mil reais.
De acordo com o representante do Ministério Público Estadual, Dr. Ricardo Rotunno, titular da 2ª Promotoria da Comarca de Amambai o equipamento, que será fornecido em sistema de comodato à 3ª CIPM, que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo em Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos e Tacuru, será empregado somente em Amambai e Coronel Sapucaia, municípios pertencentes à Comarca de Amambai.
“O equipamento será adquirido com recursos da sociedade de Amambai e Coronel Sapucaia, portanto deverá ser empregado somente em favor da população desses dois municípios”, disse o Promotor de Justiça.
O Conselho da Comunidade em Amambai é composto por membros do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da OAB e da sociedade civil organizada e tem por objetivo, deliberar sobre a administração e aplicação de recursos oriundos de penas pecuniárias aplicadas pela Justiça no âmbito da Comarca.
Com recursos do Conselho da Comunidade local já foram adquiridas duas motocicletas para a Polícia Militar local, para melhorar o patrulhamento das duas, equipamentos, tanto para a PM como para a Polícia Civil de Amambai e Coronel Sapucaia, além de manter auxílio mensal aos detentos que cumprem pena no Estabelecimento Penal de Amambai, (EPAm).