20.9 C
Amambai
quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Brasil pára Rússia e vence 1ª na fase final

2008-07-23 11:02:00

A Seleção Brasileira masculina de vôlei estreou com vitória na fase final da Liga Mundial. Em busca do oitavo título da competição, o sexto seguido, os comandados de Bernardinho não tiveram muitas dificuldades para superar a Rússia por 3 sets a 0, nesta manhã de quarta-feira, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pelo Grupo E.

Explorando com inteligência os constantes erros dos rivais, o Brasil alcançou a vitória com parciais de 25/23, 25/18 e 25/14. Agora, a Seleção volta à quadra na próxima sexta-feira, às 10 (de Brasília), diante do Japão, que disputa a fase final graças a um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Apesar de o confronto desta quarta reunir as duas equipes de melhor campanha na primeira fase da competição, o Brasil não teve problema para se recuperar de um início ruim de partida e sair em vantagem na briga por uma das duas vagas às semifinais.

Na Chave F da fase final, Polônia (primeira colocada da Chave D), Estados Unidos (líderes da C) e a Sérvia, que ficou na segunda posição do Drupo A, atrás do Brasil – classificado como país sede, brigam pelas outras duas vagas.

O jogo – Logo no primeiro ponto, a equipe bloqueou um ataque da Rússia e levou ao delírio a torcida no ginásio carioca, que não estava lotado.

No entanto, os russos equlilibraram as ações e viraram muitas bolas, perdendo pontos apenas em erros de saque – foram três seguidos antes da primeira parada técnica. As equipes mantiveram o equilíbrio até a metade da parcial, quando os russos fizeram 18/16 e Bernardinho pediu tempo.

Após estar perdendo por três pontos de diferença (22/19), o Brasil conseguiu a virada para 23/22, graças a uma jogada explorando o bloqueio. Os russos ameaçaram empatar o set, mas a Seleção acabou fechando por 25/23 graças a um erro de Poltavskiy na recepção.

Apesar de ter vencido o primeiro ponto, o Brasil voltou mal à segunda parcial do jogo. Virando as bolas com muita força e aproveitando os erros de passe da Seleção, a equipe européia chegou a abrir 8/5 no placar.

Vendo os erros da equipe, o líbero Serginho chegou a gritar antes de um saque. "Temos de começar tudo de novo". E a bronca parece ter dado certo, pois o Brasil conseguiu virar para 14/11, explorando o bloqueio e as falhas do ataque russo.

Agora, foi a vez do técnico da Rússia, Vladmimir Akenko, paralisar a partida para corrigir. Mas a situação tinha mudado de lado: empurrados pela barulhenta torcida, os jogadores brasileiros passaram a variar mais os ataques, abrindo uma vantagem de seis pontos (19/13).

A Rússia até chegou a assustar com um ace, mas os brasileiros voltaram a se concentrar e conseguiram manter a vantagem até fechar o segundo set em 25/18, em um saque para fora de Kosarev.
Brasileiros e russos começaram a terceira parcial disputando ponto a ponto, mas a Seleção conseguiu abrir uma vantagem de 10/6, com ataques de Giba e Dante – este último bastate acionado.

A desvantagem no placar pareceu afetar a equipe européia, que passou a errar muitos saques e passes, permitindo que o Brasil virasse as bolas sem grandes dificuldades. O ataque russo, que atrapalhou bastante nos dois primeiros sets, também já não incomodava mais.

Com isso, a vantagem brasileira foi aumentando e chegou a ser de oito pontos (22/14). Em um belo saque de Dante – que acabou como melhor pontuador da partida, com 16 ataques -, a equipe fechou o set por 25/15 e a partida por 3 sets a 0.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete