2008-07-23 10:29:00
O exército brasileiro iniciou ontem a operação em diversos pontos na fronteira do Estado para coibir crimes fronteiriços e ambientais.
De acordo com o major Costa Bastos, a “Operação Atalaia” mobilizou todo o efetivo das unidades subordinadas à 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada. Carros blindados, tanques de guerra e dois helicópteros auxiliam nos trabalhos que fiscalizarão estradas de forma aleatória em toda faixa de fronteira.
A operação acontece pelo menos 4 vezes por ano. Esta é a terceira vez em 2008. A primeira mobilização aconteceu em março e a segunda em junho, quando foram apreendidos produtos contrabandeados, além de 80 quilos de cocaína e 60 quilos de maconha.
Em Dourados cerca de 900 militares permaneceram em pontos estratégicos de rodovias que levam ao Paraguai e cidades do sul do Estado. Centenas de veículos foram vistoriados. Na região de Ponta Porã as barreiras estão concentradas na BR-163, à saída de Dourados, e nas rodovias BR-463, MS-164 e MS-156. Outro ponto da ação dos militares acontece em Naviraí, que dá acesso ao Paraná e São Paulo, pela ponte de Porto Camargo.