14.3 C
Amambai
quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Reajuste de telefonia fixa pode ser menor neste ano

2008-07-19 19:36:00

As ligações feitas de telefones fixos ficarão mais caras no início da semana que vem. Ontem, foi divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o índice que faltava para ser usado no cálculo do reajuste dos serviços, o chamado Fator X, que foi de 2,92%.

O Fator X é um redutor do reajuste para o consumidor, que reflete os ganhos e os custos das operadoras de telefonia. Ele é reduzido do IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que é considerado a inflação do setor. A Anatel já divulgou o IST que será utilizado para o reajuste deste ano: 4,46%.

No ano passado, o IST foi menor (2,91%), mas o Fator X também (cerca de 1%, variando a cada empresa). Por isso, a alta para o cliente da Telefônica ficou em 2,2%.

Neste ano, o Fator X mais alto deve compensar o IST maior. Segundo cálculos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com base no contrato de concessão da Telesp (atual Telefônica), o reajuste deve ficar perto de 1,4%.

A Anatel informou ontem que só deve divulgar o reajuste nos próximos dias. Segundo a agência, não há como prever o aumento oficial considerando na conta só o IST e o Fator X.

Segundo a Telefônica, o reajuste oficial só será publicado depois de a Anatel fazer o anúncio. A expectativa é que as novas tarifas sejam divulgadas nos jornais de grande circulação entre segunda e terça-feira. Os novos preços começam a vigorar 48 horas depois da publicação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete