19.9 C
Amambai
quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Polícia Civil vai fiscalizar cumprimento da lei eleitoral

2008-07-18 23:41:00

Atuando em conjunto com a Polícia Federal, policiais civis do Estado vão auxiliar nos trabalhos de fiscalização a crimes eleitorais. O delegado Matusalém Sotolani explica que o pleito é de interesse da união, por isso cabe à PF fiscalizar. Nas regiões onde não há Delegacia de Polícia Federal, a Polícia Civil vai subsidiar as ações.

Segundo o delegado, a Polícia Civil vai atuar em 100% dos municípios durante as campanhas eleitorais. “Em parceria com a PF, auxiliando nos trabalhos, nós vamos fiscalizar e autuar quem estiver cometendo crimes eleitorais, não só no dia da eleição, mas durante toda a campanha nos municípios”, reforça.

Os crimes mais comuns cometidos em eleições dentro do Estado são: aliciamento de eleitor, boca de urna e transporte irregular de eleitores. Qualquer pessoa que presenciar algum tipo de crime desta natureza deve denunciar. Se confirmada a prática de crime eleitoral, será instaurado inquérito mediante determinação do juiz, podem ocorrer prisões para os que forem flagrados na prática do crime eleitoral.

“As leis estão rígidas para que não haja abuso”, alerta o delegado, referindo-se a várias determinações da Justiça Eleitoral que proíbe práticas antes muito difundidas em campanhas, como a realização de “showmícios” e a colocação de propagandas eleitorais em postes ou outros locais públicos. Ele explica que como conseqüência da determinação, as eleições ficaram mais tranqüilas, até porque as reuniões são menores e não há incidências de violência, antes comuns em comícios realizados na cidade.

Produção Rogério Valdez

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete