18.2 C
Amambai
domingo, 17 de maio de 2026

Produção de café chega a sete ton/mês em Tacuru

2008-04-30 15:31:00

Sérgio da Luz
O cafezinho, mais tradicional bebida do Brasil, atingiu a escala de produção de 7.000 kg/mês de pó de café em Tacuru, através da indústria de café "Café Peneirão". Atuando no município há alguns meses, a indústria já produz três marcas (Café Peneirão, Café Sete Quedas e Café Iguatemi) e atende a 11 cidades, quase todo o Cone Sul do Mato Grosso do Sul.


À frente da indústria, desde 2006, está o casal Osvaldo Medeiros e Rosimeire Botelho, contando com uma equipe de outros cinco funcionários diretos e dezenas de indiretos. "A cada dia vem crescendo a aceitação do nosso café na região. Tacuru está bem localizada o que facilita a distribuição do material para as cidades do sul do estado", avaliou Rosimeire, destacando ainda o crescimento na produção do café, que passou de 3ton/mês a 7ton/mês.


A maior dificuldade encontrada pela indústria está na aquisição da matéria-prima. "Aqui não se tem a cultura de produzir café; são poucos os produtores que plantam café. Temos que buscar no Paraná o material", explica a proprietária.


Quanto ao sucesso do café, Rosimeire revela: "Tudo depende do grão; nosso maior segredo é o cuidado que temos com os grãos do café, pois são eles que dão o sabor final do cafezinho."


As três marcas produzidas pela indústria em Tacuru podem ser encontradas nas embalagens convencionais ou nos coloridos "potes", o que facilita a sua armazenagem e mantém a qualidade do pó.


O café leva o sabor regional, agrada a todos os estilos, até os mais exigentes paladares. Cafés fortes, caseiros, rústicos, tradicionais e leves. O sabor regional da mais tradicional bebida brasileira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete