15 C
Amambai
quarta-feira, 13 de maio de 2026

Outono começa na próxima quinta

2008-03-15 13:33:00

Árvores com folhas caducas caindo, manhãs mais frias e anoitecer mais cedo. Estas são algumas das características do outono, que terá início na próxima quinta-feira, dia 20. O Outono é uma estação que indica a passagem do verão para o inverno e suas principais características são: O amarelar das folhas e posteriormente suas quedas que pode causar um visual bastante agradável para nossos olhos.

Esta data também marca o equinócio de outono, onde o dia e a noite tem a mesma duração. A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual.

No outono nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.
Redação douradosinforma

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete