2008-02-11 13:56:00
Segundo a Engenheira Agrônoma e Fiscal Estadual Agropecuária da Agência Sanitária Vegetal e Animal (Iagro), Marise Garcia César, para este índice da doença diminuir, os agricultores sul-mato-grossenses devem investir cada vez mais no monitoramento da lavoura, que pode ser feito pelo menos três vezes na semana, pois a ferrugem pode aparecer em qualquer estágio de desenvolvimento da lavoura, a identificação no início do seu aparecimento garante a sua sobrevivência.
Ela destaca que é importante a aplicação de forma correta dos agrotóxicos que combatem a ferrugem, por isso é necessária a presença de um profissional especializado que tomará as medidas corretas. Estudos da Embrapa Soja mostram que os fungicidas protegem, em média, por cerca de 25 dias. Se aplicar no momento errado, o agricultor pode ter que fazer várias aplicações, o que aumenta sensivelmente os custos de produção. Por outro lado, se o produtor não estiver monitorando a lavoura, só vai perceber os sintomas quando for tarde demais, comprometendo assim a eficiência dos produtos.
Essa praga é causada por fungos, que atacam inicialmente as folhas localizadas nas partes baixas da planta. Depois, os pontos escuros (ferrugem) espalham-se pelas folhas. Isso provoca um rápido desfolhamento da planta e a redução no número de vagens, de grãos e do próprio peso do grão. As perdas podem chegar a 100% da produção. O período chuvoso é propicio para sua proliferação.










