2008-01-23 01:43:00
A partir deste ano, a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal passa a oferecer o ensino médio profissionalizante na área da Agropecuária. As inscrições para o processo seletivo para o 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária estão abertas até o dia 25 de janeiro. Estão sendo oferecidas 30 vagas para o 1º ano do Ensino Médio.
O ensino médio na escola da rede municipal é uma extensão da escola estadual Vespasiano Martins. A implantação do curso era uma reivindicação da comunidade escolar e da Prefeitura Municipal de Amambai. Após diversas gestões, o prefeito Sérgio Barbosa obteve em novembro do ano passado o aval da secretária de Estado de Educação, professora Maria Nilene Badega da Costa, para a implantação do ensino médio na escola municipal agrotécnica Lino do Amaral Cardinal.
De acordo com os técnicos da secretaria de Educação a unidade escolar oferece condições técnicas para a realização do curso. “Temos área para a prática das disciplinas e condições físicas para absorver os alunos. Além disso a nossa economia é baseada na agricultura e pecuária e precisamos de profissionais qualificados para atuarem neste mercado.”, afirmou Sérgio Barbosa.
Construída em 1988 e implantada no ano seguinte, a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, localizada na rodovia Amambai-Aral Moreira, a cerca de 18 km da cidade de Amambai, foi criada com o intuito de propiciar aos alunos de quinta a oitava série o aprendizado agropecuário. Anualmente, são atendidos cerca de 110 alunos na escola, sendo a metade em sistema de internato e o restante em período integral. O ensino é oferecido através de 11 professores, além dos 28 funcionários que a escola possui. A unidade escolar é administrada pelo professor Osmar Delvechio.
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas na própria escola. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones 3481.4500, 3481.2386 e 9976.2055, no horário das 7h30 as 11h30 e das 13 às 16 horas. No ato da matrícula devem ser apresentados os seguintes documentos: requerimento de inscrição devidamente preenchido, cópia da certidão de nascimento, cópia da cédula de identidade, cópia do título de eleitor e da comprovação de regularidade junto à Justiça Eleitoral, cópia do certificado de quitação do serviço militar, quando for o caso, documento comprobatório de conclusão do ensino fundamental e comprovante de residência.
A listagem com os nomes dos candidatos aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro pela Rádio Auxiliadora FM e na secretaria da Escola Agrotécnica. Os candidatos aprovados deverão efetivar a matrícula no dia 3 de fevereiro. O processo seletivo obedecerá aos critérios: 1º alunos que cursaram o ensino fundamental na escola; 2º maior média global no ensino fundamental e 3º alunos moradores da área rural.













