24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Esperada há décadas, MS tem agora delegacia de combate a crimes rurais e abigeato

2021-04-28 11:53:31

Decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 28, cria a Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro) – uma conquista do setor agropecuário, que há décadas reivindicava mais segurança.

Representantes do setor, que tem sido um dos responsáveis pelo Estado alcançar superávits ante as sucessivas crises econômicas e a pandemia, acreditam que a delegacia especializada vai dar mais agilidade, rapidez e eficiência na resolução dos crimes.

Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, defende que a medida do Governo do Estado atende a uma das principais reivindicações dos produtores da planície pantaneira, que é o combate preventivo e sistemático ao furto e receptação de gado, que tem causado grandes prejuízos econômicos e insegurança na região.

A Deleagro terá a missão de reprimir e investigar crimes como o abigeato, que é o furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas. Também terá competência para investigar e reprimir crimes como subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Dentre as primeiras ações está o mapeamento de estradas e propriedades rurais, tanto para análise criminal, como para formulação de políticas eficazes no combate aos delitos no campo. Além da criação de um banco de dados atualizado sobre veículos boiadeiros, empregadores, condutores de comitivas, motoristas de caminhões e outros dados de relevância que ajudem no combate a estes crimes.

Katiuscia Fernandes – Subcom

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete